quinta-feira, 29 de julho de 2010

A Inovação - por Drucker

DRUCKER

O Propósito da Empresa

“Se desejarmos saber o que é um negócio devemos começar pelo seu propósito. E esse propósito deve estar situado fora do negócio em si. Deve estar na sociedade, uma vez que a empresa é um órgão da sociedade. E o único propósito válido é: criar um cliente.”

As duas funções da empresa
“Pelo fato de ser o seu propósito criar um cliente, qualquer empresa tem duas – e somente essas duas – funções básicas: o marketing e a inovação. São estas as funções empresariais.”

A empresa como órgão de desenvolvimento econômico

“Uma empresa pode existir apenas numa economia em expansão, ou pelo menos numa economia que considere a mudança tanto natural como desejável. E a empresa é o órgão específico do crescimento, da expansão e da mudança. A segunda função do negócio é, portanto, a inovação, isto é, a provisão de mercadorias e serviços melhores e mais econômicos. Não é suficiente que o negócio proporcione apenas um produto ou serviço econômico; deve proporcionar produtos ou serviços melhores e mais econômicos. Não é necessário que o negócio se torne maior, mas é necessário que nunca deixe de se tornar melhor”.

A Inovação
“A inovação pode tomar a forma de menor preço; mas também pode ser um produto novo e melhor (mesmo por um preço mais alto), uma nova comodidade ou a criação de uma nova necessidade. Pode ser o encontro de novas finalidades para produtos velhos”.
“A inovação atravessa todas as fases do negócio. Pode ser inovação no desenho, no produto, nas técnicas de marketing ou no serviço prestado ao cliente. Pode ser inovação na organização da gerência ou nos métodos de administração. Ou pode ser ainda uma nova apólice de seguro, que possibilite ao homem de negócios assumir novos riscos”.
“A inovação estende-se a todas as formas de negócio. É tão importante para um banco, uma companhia de seguros ou uma loja de varejo como é para a indústria e para a engenharia”.

O que é Inovação
“Inovação não é invenção, nem descoberta. Ela pode requerer qualquer das duas – e com freqüência o faz. Mas o seu foco não é o conhecimento, mas o desempenho – e numa empresa isso significa desempenho econômico. A inovação é aplicável à descoberta do potencial do negócio e à criação do futuro. Mas sua primeira aplicação é como estratégia, para tornar o dia de hoje plenamente eficaz e para levar a empresa existente para mais perto do ideal”.
“Inovação significa a criação de novos valores e novas satisfações para o cliente.”
“Inovação é a mudança que cria uma nova dimensão do desempenho.”

Bibliografia:
Organizações Inovadoras, de José Carlos Barbieri

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