quarta-feira, 23 de junho de 2010

Balanço Patrimonial

É a principal demonstração contábil.

Reflete a Posição Financeira em determinado momento, normalmente, no fim do ano ou de um período prefixado. É como se tirássemos uma foto da empresa e víssemos de uma só vez todos os bens, valores a receber e valores a pagar em determinada data.

O Balanço Patrimonial é constituído de duas colunas: a coluna do lado direito, denominada Passivo e Patrimônio Líquido, a coluna do lado esquerdo, denominada Ativo. A razão de se atribuir o lado esquerdo para o Ativo e o direito para o Passivo e Patrimônio Líquido é mera convenção. Pela Lei das Sociedades por Ações, o lado direito é denominado apenas Passivo.

Ativo
São todos os bens e direitos de propriedade da empresa, mensuráveis monetariamente, que representam benefícios futuros para a empresa.

Passivo
É o lado das dívidas, das obrigações. De fato, se a palavra Ativo tem uma conotação positiva, o termo Passivo tem um significado negativo, ou seja, no mundo dos negócios, obrigações, dívidas e, num sentido mais amplo, são os financiamentos.
Se divide em dois grandes grupos: o Exigível (dívida aos terceiros) e Não Exigível (dívida aos proprietários).

Patrimônio Líquido
É a riqueza da empresa, por exemplo, capital social, reservas de capital, reserva de lucros, lucros ou prejuízos acumulados.

Nenhum comentário: