sexta-feira, 25 de junho de 2010

Contabilidade: Situação Financeira versus Situação Econômica

Situação Financeira
A simples comparação entre o Ativo Circulante e o Passivo Circulante propicia ao usuário do Balanço Patrimonial uma visão panorâmica da Situação Financeira da empresa a curto prazo (para o exercício social seguinte ao encerramento do Balanço).
Na verdade, os recursos financeiros (dinheiro) utilizados para fazer frente ás dividas da empresa (Passivo Circulante) são retirados do Ativo Circulante. Dessa forma, normalmente, se o Ativo Circulante for menor que o Passivo Circulante, a empresa comercial ou industrial terá dificuldade em solver seus compromissos; portanto, sua Situação Financeira não é boa.
A Situação Financeira poderá, também, ser objeto de análise para situações a Longo Prazo. Nesse caso, incluiríamos ao Circulante, na comparação, o Realizável e o Exigível a Longo Prazo (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo ÷ Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo). Outras variáveis, enfim, seriam consideradas para uma análise da Situação Financeira da empresa.

Situação Econômica
Uma forma de avaliar a situação econômica é observar o Patrimônio Líquido da empresa e sua variação. Evidentemente, o crescimento real do Patrimônio Líquido vem fortalecer sua situação financeira.
A principal fonte de fortalecimento do Patrimônio Líquido é o “bom lucro”. Assim, a constante obtenção de resultado positivo (lucro) vem contribuir para uma situação econômica mais sólida.
O oposto também é uma realidade, isto é, o prejuízo (resultado negativo) vem enfraquecer a situação econômica da empresa.
Ressaltemos, entretanto, que, se o Patrimônio Líquido (Capital Próprio) apresenta crescimento durante vários períodos, em proporção menor que o Capital de Terceiros, a situação econômica da empresa tende a enfraquecer.

Apuração do Resultado (Lucro ou Prejuízo)
A cada exercício social ou período contábil (que será de no máximo 12 meses) a empresa apurará o resultado de suas operações. Todavia, é recomendável que a empresa apure o sucesso (lucro) ou insucesso (prejuízo) em períodos mais curtos: mensais, trimestrais, quadrimensais etc.
O resultado pode ser positivo – Lucro (superávit), – ou negativo – Prejuízo (déficit).
O resultado é a diferença entre as Receitas (Vendas) e as Despesas.
Receitas - Despesas = Resultado

Um comentário:

Anônimo disse...

Justo o que eu procurava sobre balanço patrimonial