Você acordou pela manhã e pegou um ônibus para ir para o trabalho ou para a faculdade. Alguém foi responsável por aquele ônibus passar no local e no horário certo. Alguém administrou o trabalho do motorista, do cobrador, do mecânico, do responsável pelo abastecimento, da equipe de limpeza, das pessoas envolvidas nos controles dos documentos legais que permitem ônibus trafegar pela cidade e alguém administrou toda a infra-estrutura da organização empresarial proprietária daquele ônibus.
Você caminha pelos corredores de um supermercado para realizar suas compras, mas você nem imagina o esforço que foi realizado para que todos aqueles produtos estejam no local apropriado e em condições apropriadas. Alguém foi responsável por identificar fornecedores, de comprar os melhores produtos, de pesquisar os menores preços, de decidir quais transportadoras vão transportar os produtos, de contratar e administrar pessoas, de criar um ambiente de venda atrativo, de identificar e pagar todos os impostos e despesas em tempo hábil e todos os processos de exposição, reposição e estoque de mercadorias. Alguém administrou toda essa complexa estrutura para que o supermercado abrisse as portas de manhã com tudo funcionando para fornecer para você os melhores produtos com os melhores preços.
A Administração constitui uma atividade essencial, relevante e imperativa em uma sociedade fundamentada em cooperação mútua entre pessoas e organizações.
Mas como será que tudo isso começou? Antes de serem formuladas, no final do século 19, as primeiras Teorias de Administração, ocorreram fatos e foram registradas evidências comprovadoras de que o mundo sempre precisou da Administração. Para garantir a sobrevivência da espécie, a Administração fez parte do dia-a-dia da raça humana desde os seus primórdios, de acordo com os registros e evidências conservados pela História.
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