quinta-feira, 20 de maio de 2010

Centralização X Descentralização

Uma das questões que precisam ser analisadas na definição de um modelo organizacional é o grau de centralização que o mesmo adotará. Os modelos tradicionais foram fortemente influenciados por duas das mais antigas instituições: a Igreja e o Exército, as quais caracterizam-se por um elevado grau de centralização.

A centralização tem como principais vantagens a manutenção da harmonia e coerência interna na tomada de decisões, além do ganho de escala que pode ser obtido em negociações com fornecedores e da economia, evitando-se a ocorrência de duplicidade de funções. Por outro lado, a descentralização proporciona uma maior proximidade entre quem decide e quem executa, além da possibilidade de adaptação da decisão às características peculiares a cada operação, bem como uma maior rapidez no processo decisório.

Um dos fatores responsáveis pelo aumento do grau de descentralização em muitas organizações foi a disseminação da informática. Com um pequeno investimento, qualquer empresa pode montar redes de informação que permitem o rápido acesso a bancos de dados, fazendo com que os gerentes dos setores descentralizados contém com o mesmo tipo de informação disponível nos escritórios centrais. A internet tem dado um impulso ainda maior a essa tendência pois, na realidade não é preciso mais nem mesmo montar uma rede própria, podendo ser utilizada a conexão pela grande rede.

Outro fator que favorece a descentralização é a adoção dos princípios da gestão da qualidade total. Para manter-se o atendimento aos clientes em alto nível é necessário que seja delegado um real poder decisório às pessoas que lidam diretamente com os mesmos. Por exemplo, ninguém fica satisfeito quando, ao procurar uma determinada empresa para resolver um problema, é atendido por pessoas que não possuem autonomia para resolver a questão e pedem que se aguarde uma solução, que virá após a consulta a órgãos superiores, consulta esta que demorará alguns dias. Numa situação dessas, a perda do cliente para a concorrência parece ser bastante provável.

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