segunda-feira, 3 de maio de 2010

O uso da Percepção na Empresa

O estudo da percepção e da atenção, em particular, mostra a importância dos aspectos comportamentais. Por exemplo, um professor pouco atento à disciplina modifica a percepção de muitos alunos quanto a essa questão. Professores voltados em demasia para a didática chegam a polarizar as atenções dos alunos para aspectos formais da disciplina, ate mesmo com prejuízo dos conteúdos.

Uma série de aspectos ligados aos indivíduos, seus conceitos e valores:
- muitos profissionais não desenvolvem percepção para a extensão de suas ações. Uma visão de mundo limitada, muitas vezes favorecida pelas características das atividades que executam, contribui para o desenvolvimento de esquemas rígidos de pensamento. Outras vezes, isso resulta de características pessoais;
- outros profissionais, com sincera disposição para satisfazer a sua clientela, não conseguem desenvolver atenção para os detalhes de suas atividades; falta-lhes aprender a discriminar as conseqüências do que realizam.
- tem importância fundamental o desenvolvimento de visão sistêmica dos processos em que as pessoas atuam, porque o cliente principal pode não ser o imediato.

Nos exemplos citados acima, recomendam-se duas estratégias básicas para iniciar o processo de promover a mudança de percepção dos profissionais:
- desenvolver a visão de cliente, conseguir que o profissional perceba que o cliente interno ou externo existe.
- consiste em torna-lo disposto a compreender esse cliente, o que requer disposição mental para efetuar trocas.

Fazer que o cliente sinta satisfeito – papel essencial de todo indivíduo na Organização competitiva – significa percorrer um caminho, cruzando uma estreita e difícil ponte: a ponte de autoconhecimento, a ponte do “eu”.

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