segunda-feira, 3 de maio de 2010

Livro: Gerente Minuto

Comprei o livro com a indicação do meu professor de Administração na faculdade, Ricardo Coelho. Acho fundamental ler este livro, pra quem quer ser administrador. Vale a pena mesmo!



Pontos Principais do Livro:
Entender que a satisfação dos subordinados, assim como o bem-estar de cada um, influencia no desempenho de toda a organização;

Visando o bem-estar e satisfação com seus próprios resultados, por parte dos subordinados, são estabelecidas etapas de um processo simples, porém muito eficaz:
-Entrar em acordo sobre os objetivos e traçá-los;
-Focar-se nestes objetivos;
-Educar-se para se atingir tais objetivos, sempre com incentivo e elogios;
-Reprimir a Atitude quando algo não sair como previsto, reforçando o potencial do subordinado.

O método abordado é realmente muito simples, e teoricamente fácil a ser seguido, baseado em fatores psicológicos. Isto lhe garante ao gerente uma grande credibilidade.

As Etapas do Livro:

Objetivos: Devem ser claros, “rápidos”; Para que sejam de fácil compreensão e rápida leitura. Sempre relê-los para relembrá-los e focar-se nos mesmos.

Elogios: Sendo verdadeiros e oportunos; ajudam a educar, mostram que se está no “caminho certo” passando credibilidade, fazem com que o subordinado fique satisfeito consigo mesmo vendo seu bom trabalho.

Repressões: Devem referir-se as atitudes erradas, ao mesmo tempo em que reforçam os valores e a capacidade do subordinado; uma vez que se sabe como fazer algo corretamente, o que leva ao erro são apenas as atitudes, estas atitudes erradas é que devem ser reprimidas e apenas elas. No entanto deve-se mostrar que o subordinado tem valores que são importantes para a organização. Assim o subordinado se vê valorizado e evita outras atitudes erradas, por conseqüência melhora seu trabalho e o desempenho da organização.

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