segunda-feira, 24 de maio de 2010

A importância do Feedback

Feedback é o processo de comunicação que se estabelece com o objetivo de oferecer a uma pessoa ou grupo de informações sobre o grau de adequação de suas ações às expectativas de quem emite esse retorno. O estímulo à prática do feedback é muito importante para o desenvolvimento individual e organizacional. Quando não sabemos a opinião dos outros sobre nossos atos, ficamos muito mais propensos a erros, a não alcançar nossos objetivos.

A despeito de sua importância, o feedback nem sempre é bem vindo. Algumas pessoas têm especial dificuldade em aceitar suas próprias deficiências e, mais ainda, em admiti-las publicamente. Outros sentimentos negativos que podem ser associados ao recebimento de uma crítica são os de inveja, falta de apoio ou confiança e intromissão indevida. As pessoas que têm esse tipo de barreira contra o feedback costumam reagir defensivamente de diversas formas, da pura e simples negação da validade das opiniões emitidas à agressão retaliativa ao emissor do mesmo. É comum, na ocorrência desta segunda situação, que a pessoa que recebeu feedback passe a criticar violentamente o emissor apontando seus próprios erros e deficiências como forma de desautorizá-los a opinar.

Algumas pessoas revelam, por outro lado, insegurança em oferecer feedback, por remetem a reação de quem vai recebê-lo. Sendo, no entanto, da maior importância para o amadurecimento das relações pessoais e profissionais, precisamos adotar a prática do feedback como forma não só de aumentar a eficácia de nossa organização como de estabelecer relacionamentos mais adequados. O verdadeiro amigo não é o que evita criticar e sim o que aponta ao outro suas falhas, de modo a ajudá-lo a superá-los.

Algumas organizações têm investido em práticas sistemáticas de feedback. A avaliação de desempenho pode ser uma destas práticas com grande resultado, desde que seja feita de maneira adequada. Nos modelos mais modernos, essa avaliação é feita "em mão dupla", oferecendo-se ao funcionário avaliado a oportunidade de também avaliar seu chefe e a organização. Caixas de sugestão, pesquisas de satisfação, reuniões de avaliação, diálogo com sindicatos e órgãos de classe são outras formas mais comuns utilizadas para coletar opiniões dos funcionários.

Outro tipo de feedback que vem merecendo grande atenção em muitas organizações é a consulta nos clientes. Significativos investimentos têm sido efetuados em pesquisas de satisfação e era centros de atendimento aos clientes. Esta prática tem ajudado as organizações que a promovem a entender as expectativas e necessidades de seus clientes, visando melhor atendê-los.

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